Sejam Bem Vindos Amigos!

terça-feira, 19 de abril de 2011

VEM AI! 1° MArCHA PELA VIDA E LIBERDADE RELIGIOSA EM SERRA TALHADA


Venha conosco participa!
Para saber como participar ligue para
Tim 87 99312225
Vivo 87 81114663
Claro 87 91378428
Oi 87 88788201

19 de Abril, dia do Indio


Venho aqui parabenizar todos os Indios do nosso brasil, pois nós Juremeiros herdamos o ritual do nosso irmãos indios,


Comemora-se no dia 19 de abril o dia do índio. Nada mais justo do que homenagear o índio, o primitivo dono das terras do Brasil, a que algumas tribos chamavam Pindorama (Região das Palmeiras). Os índios influíram muito em nossa cultura com seus costumes, e grande é a quantidade de palavras que nos legaram. Muitas cidades e alguns Estados brasileiros possuem nomes indígenas, como por exemplo, o Pará, Paraná, Araraquara, Piratininga, Mogi Mirim, Embu e vários outros; isto sem contar os nossos bairros tais como Itaquera, Tatuapé, Vila Guarani e tantos outros.

Os índios são indivíduos sociais, isto é, vivem em sociedade, que se alicerça num código de conduta que sabem respeitar. Tinham suas leis, seus costumes, suas histórias e tradições. Embora não conhecem a escrita, possuíam um vasto vocabulário, que era transmitido oralmente de geração a geração. Gostam de danças e sempre cultuaram a música. Os Tupi-Guaranis constituíam a família lingüística mais importante de nossa terra. Várias outras tribos tiveram papel relevante em nossa história, tais como os Tibiriças, Araribóia, Filipe Camarão (Poti) e outros. No Brasil temos a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão estatal criado em 1967, pela lei 5.371, para substituir o Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Funciona em Brasília, Distrito Federal. Entre seus objetivos está o estabelecimento da política indigenista, administração do patrimônio indígena e proteção das populações indígenas e suas terras.

A FUNAI postula a demarcação das terras para que os índios se auto sustentem e mantenham íntegra sua cultura. A entidade está procurando adequar-se às diretrizes constitucionais para concluir o processo de regularização das terras e atender às necessidades das diferentes tribos.


HISTÓRICO

Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estimava-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.

Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes.

Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada, atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil.

Contando os que vivem em centros urbanos, a população indígena ultrapassa os 300.000. No total, quase 12% do território nacional pertence aos índios.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 180. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas..

Hoje em dia, o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%.

Em melhores condições de vida, alguns índios recuperaram a sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com anzol.

Muitos já voltaram para a mata fechada, com uma grande quantidade de crianças indígenas. "O fenômeno é semelhante ao 'baby boom' do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo-se mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos em População da Universidade de Campinas.

Com terras garantidas e população crescente, pode parecer que a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maior desafio da atualidade é manter viva sua riqueza cultural.

Organização e Sobrevivência do Grupo

Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a essas atividades.

A terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu próprio sustento. Existe uma divisão de tarefa por idade e por sexo: em geral, cabe à mulher o cuidado com a casa, as crianças e a roça; o homem é responsável pela defesa, pela caça (que pode ser individual ou coletiva) e pela colheita de alimentos na floresta.

Os mais velhos - homens e mulheres - adquirem grande respeito por parte de todos. A experiência conseguida por muitos anos de vida os transforma em símbolos de tradições da tribo. O pajé é uma espécie de curandeiro e conselheiro espiritual.

O Chefe da Tribo

Os índios vivem em aldeias e, muitas vezes, são comandados por chefes, que são chamados de cacique, tuxánas ou morubixabas.

A transmissão da chefia pode ser hereditária (de pai para filho) ou não. Os chefes devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, devem manter a tradição, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias ou com os civilizados.

Muitas vezes ele é assessorado por um conselho de homens que o auxiliam em suas decisões.

Alimento - Pesca

Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis.

Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos índios no Brasil pratica agricultura.

Cultura Indígena

O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.

Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por lingüistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.

Ritos e Mitos

No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Tais ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras fases da vida. Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo); a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.

Arte


A arte se mistura à vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite.

A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário.

Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena. Alguns índios realizam trabalhos em madeira.

A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos.

Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Oração de São Sebastião


Glorioso mártir São Sebastião,
soldado de Cristo
e exemplo de cristão,
hoje vimos pedir
a vossa intercessão
junto ao trono do Senhor Jesus,
nosso Salvador,
por Quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé
e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós
para que sejamos
testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza
nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós,
para que aumente
a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade
para com os irmãos,
pedi a Jesus para que aumente
o nosso amor para com todos.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião,
protegei-nos contra a peste,
a fome e a guerra;
defendei as nossas plantações
e os nossos rebanhos,
que são dons de Deus para o nosso bem
e para o bem de todos.
E defendei-nos do pecado,
que é o maior
de todos os males.
Assim seja.

Intolerancia Religiosa!




Fico mim perguntando, porque o Livro Orixás, Caboclos e Guias foi liberado pela justiça?, será porque o autor deste livro é o dono da rede record e tem uma igreja que arrecada milhoes por ano?
acho q sim! a Justiça deste Brasil é falha e hipoclita, se force um dono de terreiro de uma periferia ou cohab de uma cidadezinha no interior deste pais, que escreveste um livro metendo o pau na Igreja universal e nao tivesse condições para contratar um bom advogado, digo de certeza que ele ainda de ser preso e o seu livro tirado das bancas, levava uma camada de pau no pé do ouvido e tinha seu nome passando 24 horas nas TVs como uma pessoas que não respeita as religiões, eu ainda fico vendo que tem menbros da religioes afro-brasileiraS que assiste a Rede Record!

Eu Tenho Nojo da Justiça deste Pais!, Cadê a Lei da Liberdade Religiosa?

Se esse livro nao for discriminação religiosa, então o que será ?



MESTRE DIEGO FERREIRA

LÍVIA ANDRADE DIZ QUE É DA MACUMBA!


Livia Andrade disse no Programa Silvio Santos que é da macumba e que tem uma casa de vendas de artigos religiosos de Umbanda e Camdonblé, será que é mesmo? se for... tomará que nao diga que é da macumba porque macumba é uma dança e não uma religião, ela tem que ser especifica nesse assunto, ou é da Umbanda, Jurema, Camdonblé ou não é.

sábado, 16 de abril de 2011

Desculpas

Amigos, peço desculpa por ter ficado todos esses dias sem atualizar o blog, pois por problemas tecnicos fiquei sem internet, como tinha prometido colocarei algunhas fotos do terreiro de mãe Toinha.

sábado, 9 de abril de 2011

Vizitando o Terreiro de Mâe Toinha


Hoje irei junto com alguns irmãos e afilhado de jurema, vizita o terreiro de mãe Toinha em Floresta-PE, a van vai sair da minha casa as 4 da tarde, chegaremos aproximadamente as 6 da tarde de mesmo dia, o toré terá inicio as 19 horas da noite, depois postarei videos e fotografias do toré.








Mestre Diego Ferreira

quinta-feira, 7 de abril de 2011

JUREMEIROS E BAMBAS


Quanto mais eu vivo mais aprendo, no tempo em que a jurema era cultuada nas matas

Já vi fazer obrigação,”digamos assim”,de um,dois e dependendo do que se ia fazer ate três no maximo, isso nas matas com tudo o que a natureza despõem, quanto mais num terreiro com as limitações de culto, mas tive noticias e ate fui convidado para “UM BARCO” de oito em um tombo de jurema, isso mesmo! barco de jurema, se isso existe eu nunca vi, Agora já pensou se a moda pega?, fico pensando no que será que vão inventar, isso que na mesma rama um rapaz já se apresenta como OGÃ AXOGUM de jurema, diz ele ter sido confirmado pelo mestre juremeiro e pronto nos rituais de jurema, SERA?!! por favor me corrijam se eu estiver errado, mais eu nunca ouvi falar em toda historia desse pais (se lula me permite) que em alguma aldeia indígena tivesse tal cargo.

Isso sem falar em certos pais de santos que na sua cidade costumam toma cachaça com tripa de tira gosto e quando chegam nos terreiros do interior exigem que em sua mesa conste de wisk,vodka etc, só para se acharem o tal.

Minha gente! que isso? vamos respeitar a Jurema!



FRANCISCO FILHO/MESTRE DIEGO FERREIRA

Ogã recebi Espíritos?




Hoje venho falar com vocês sobre um assunto muito polemico, aqui em serra talhada existe um caso que um Ogã de Umbanda que passou a vida como Ogã e hoje vai tomba na jurema como rodante, isso pode acontecer?

tenho a minha opinião:

Pelos ensinamentos que o Mestre Salú (90 anos) nus ensinou quer:

não existe possibilidade de um Combone( Ogã de jurema ) roda com entidades Juremadas, porque quando um Ogã é confirmado, isso tira todas as possibilidades de incorporação eo que mim deixa mais revoltado é que os que se dizem Juremeiros estão engolindo esse sapo calados

peço por gentileza que deixe suas opiniões em comentários.


Francisco Filho

MÃE DEIUSA PASSA MAL E É LEVADA AS PRESSAS AO HOSPITAL


Mãe Deiusa de Yansã (63 anos) passa mal na sua residencia e é levada as pressas para o hospital municipal de Jupi-PE, o fato ocorreu no ultimo dia 03 de abril, os medicos constataram alto nivel de glicose e colesterol no seu sangue, ela foi medicada e já se encontra em casa e passa bem!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Homenagem á Pai Nagô


Ele é um juremeiro nascido e criado em Vitoria de Santo Antão no estado de Pernambuco, iniciou na jurema aos nove anos de idade, com dez foi consagrado, tombado e juremado para os mestre Zé dos Anjos e mestra Paulina, no nagô ele é feito com Iansã e Ogum, foi feito nas mãos da baiana Selma ( Falecida ), depois do falecimento da mãe Selma ele passou para mãos de mestre juremeiro Dinda que mora em Vitoria de Santo Antão

``Sou feliz por ser juremeiro e amo todos caboclos, mestres e mestras da jurema sagrada, meu caboclo rei Malunguinho, meu mestre Zé dos Anjos, minha mestra Paulina´´

essa foram as palavras do Pai Nagô de Jurema, e nós que fazemos o Aldeia do Ubirajara ficamos felizes por ainda ter juremeiros como o Pai Nagô que se preucupa em levar a jurema para todos.


FRANCISCO PHILHO É JUREMEIRO


Francisco Philho se converteu a Jurema Sagrada de Pernambuco, deu suas obrigações nun culto que foi realizado no mês passado ministrado pelo mestre Diego Ferreira( Aldeia do Ubirajara),

Francisco Philho era no santo, da Casa de Bira da cidade de Moreno, cidade localizada na zona da mata de pernambuco, hoje ele mora na cidade de Luiz Eduardo Magalhaes no Estado da Bahia

disse Francisco `` eu trabalho na jurema com as doutrinas que minha entidades mim passaram, isso era o sufiente para mim, mas sei que precisa fazer tudo o que manda a tradiçao´´.


Sabado tem Toré em Floresta Pernambuco


Neste Sabado 09/04 terá toré de Jurema na Casa de Mae Toinha em Floresta-PE, aparti da 7 horas da noite.






Jornal da Igreja Universal é multado por acusar Xuxa de satanismo

Folha Universal terá de pagar 150.000 reais à apresentadora da Globo, que, segundo reportagem, teria vendido a alma ao demônio por 100 milhões de dólares



O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou a Editora Gráfica Universal, vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus, a pagar 150.000 reais de indenização por dano moral à apresentadora Xuxa Meneghel, que em texto do jornal Folha Universal foi acusada de praticar o satanismo. De acordo com a sentença publicada nesta segunda-feira, o jornal da igreja fundada pelo bispo Edir Macedo acusou a apresentadora de "satanismo", afirmando que ela teria vendido a alma para o demônio por 100 milhões de dólares. "Toda liberdade deve ser exercida com responsabilidade, o que a Folha Universal parece não saber, embora ironicamente seja um jornal de uma igreja", afirmou a juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro na sentença. A magistrada qualificou o texto da reportagem como "estapafúrdio" e sua manchete como "sensacionalista" e acrescentou que não contém "nada de informação", mas "especulação". Além da multa, a Folha Universal terá que publicar um comunicado declarando que "Xuxa afirma que tem profunda fé em Deus e respeita todas as religiões". (Com agência EFE)

Juliana Paes é Nossa Irmã de Umbanda!

Venho aqui parabenizar a Atriz Juliana Paes pela seu Respeito e Amor a Umbanda, pois muitos artistas participam de Casas de Umbanda, Jurema ou Camdonblé e tem vergonha de falar na midia, a nossa nao é Inferior a outras religioes pois nao temos motivos pra ter vergonha pelo contrario, temos que orgulharmos de nossos Cultos e Ensinamento pois é o unico que vive até hoje no boca a boca, parabéns Juliana.

Estamos de Volta!


Nós que fazemos o Terreiro de Jurema Aldeia do Ubirajara pedimos desculpa por todo esse tempo sem atualização, mas quero dizer que aparti de hoje estaremos atualizando todos os dias, então é com muito prazer que anuciamos que estamos de volta.