terça-feira, 19 de abril de 2011
VEM AI! 1° MArCHA PELA VIDA E LIBERDADE RELIGIOSA EM SERRA TALHADA
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19 de Abril, dia do Indio
Venho aqui parabenizar todos os Indios do nosso brasil, pois nós Juremeiros herdamos o ritual do nosso irmãos indios,
Os índios são indivíduos sociais, isto é, vivem em sociedade, que se alicerça num código de conduta que sabem respeitar. Tinham suas leis, seus costumes, suas histórias e tradições. Embora não conhecem a escrita, possuíam um vasto vocabulário, que era transmitido oralmente de geração a geração. Gostam de danças e sempre cultuaram a música. Os Tupi-Guaranis constituíam a família lingüística mais importante de nossa terra. Várias outras tribos tiveram papel relevante em nossa história, tais como os Tibiriças, Araribóia, Filipe Camarão (Poti) e outros. No Brasil temos a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão estatal criado em 1967, pela lei 5.371, para substituir o Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Funciona em Brasília, Distrito Federal. Entre seus objetivos está o estabelecimento da política indigenista, administração do patrimônio indígena e proteção das populações indígenas e suas terras.
A FUNAI postula a demarcação das terras para que os índios se auto sustentem e mantenham íntegra sua cultura. A entidade está procurando adequar-se às diretrizes constitucionais para concluir o processo de regularização das terras e atender às necessidades das diferentes tribos.
HISTÓRICO
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estimava-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.
Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes.
Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada, atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil.
Contando os que vivem em centros urbanos, a população indígena ultrapassa os 300.000. No total, quase 12% do território nacional pertence aos índios.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 180. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas..
Hoje em dia, o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%.
Em melhores condições de vida, alguns índios recuperaram a sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com anzol.
Muitos já voltaram para a mata fechada, com uma grande quantidade de crianças indígenas. "O fenômeno é semelhante ao 'baby boom' do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo-se mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos em População da Universidade de Campinas.
Com terras garantidas e população crescente, pode parecer que a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maior desafio da atualidade é manter viva sua riqueza cultural.
Organização e Sobrevivência do Grupo
Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a essas atividades.
A terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu próprio sustento. Existe uma divisão de tarefa por idade e por sexo: em geral, cabe à mulher o cuidado com a casa, as crianças e a roça; o homem é responsável pela defesa, pela caça (que pode ser individual ou coletiva) e pela colheita de alimentos na floresta.
Os mais velhos - homens e mulheres - adquirem grande respeito por parte de todos. A experiência conseguida por muitos anos de vida os transforma em símbolos de tradições da tribo. O pajé é uma espécie de curandeiro e conselheiro espiritual.
O Chefe da Tribo
Os índios vivem em aldeias e, muitas vezes, são comandados por chefes, que são chamados de cacique, tuxánas ou morubixabas.
A transmissão da chefia pode ser hereditária (de pai para filho) ou não. Os chefes devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, devem manter a tradição, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias ou com os civilizados.
Muitas vezes ele é assessorado por um conselho de homens que o auxiliam em suas decisões.
Alimento - Pesca
Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis.
Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos índios no Brasil pratica agricultura.
Cultura Indígena
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.
Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por lingüistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.
Ritos e Mitos
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Tais ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras fases da vida. Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo); a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.
Arte
A arte se mistura à vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite.
A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário.
Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena. Alguns índios realizam trabalhos em madeira.
A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos.
Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Oração de São Sebastião
Glorioso mártir São Sebastião,
soldado de Cristo
e exemplo de cristão,
hoje vimos pedir
a vossa intercessão
junto ao trono do Senhor Jesus,
nosso Salvador,
por Quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé
e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós
para que sejamos
testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza
nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós,
para que aumente
a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade
para com os irmãos,
pedi a Jesus para que aumente
o nosso amor para com todos.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião,
protegei-nos contra a peste,
a fome e a guerra;
defendei as nossas plantações
e os nossos rebanhos,
que são dons de Deus para o nosso bem
e para o bem de todos.
E defendei-nos do pecado,
que é o maior
de todos os males.
Assim seja.
Intolerancia Religiosa!
acho q sim! a Justiça deste Brasil é falha e hipoclita, se force um dono de terreiro de uma periferia ou cohab de uma cidadezinha no interior deste pais, que escreveste um livro metendo o pau na Igreja universal e nao tivesse condições para contratar um bom advogado, digo de certeza que ele ainda de ser preso e o seu livro tirado das bancas, levava uma camada de pau no pé do ouvido e tinha seu nome passando 24 horas nas TVs como uma pessoas que não respeita as religiões, eu ainda fico vendo que tem menbros da religioes afro-brasileiraS que assiste a Rede Record!
Eu Tenho Nojo da Justiça deste Pais!, Cadê a Lei da Liberdade Religiosa?
Se esse livro nao for discriminação religiosa, então o que será ?
MESTRE DIEGO FERREIRA
LÍVIA ANDRADE DIZ QUE É DA MACUMBA!
Livia Andrade disse no Programa Silvio Santos que é da macumba e que tem uma casa de vendas de artigos religiosos de Umbanda e Camdonblé, será que é mesmo? se for... tomará que nao diga que é da macumba porque macumba é uma dança e não uma religião, ela tem que ser especifica nesse assunto, ou é da Umbanda, Jurema, Camdonblé ou não é.
domingo, 17 de abril de 2011
sábado, 16 de abril de 2011
Desculpas
sábado, 9 de abril de 2011
Vizitando o Terreiro de Mâe Toinha
Hoje irei junto com alguns irmãos e afilhado de jurema, vizita o terreiro de mãe Toinha em Floresta-PE, a van vai sair da minha casa as 4 da tarde, chegaremos aproximadamente as 6 da tarde de mesmo dia, o toré terá inicio as 19 horas da noite, depois postarei videos e fotografias do toré.
Mestre Diego Ferreira
quinta-feira, 7 de abril de 2011
JUREMEIROS E BAMBAS
Quanto mais eu vivo mais aprendo, no tempo em que a jurema era cultuada nas matas
Já vi fazer obrigação,”digamos assim”,de um,dois e dependendo do que se ia fazer ate três no maximo, isso nas matas com tudo o que a natureza despõem, quanto mais num terreiro com as limitações de culto, mas tive noticias e ate fui convidado para “UM BARCO” de oito em um tombo de jurema, isso mesmo! barco de jurema, se isso existe eu nunca vi, Agora já pensou se a moda pega?, fico pensando no que será que vão inventar, isso que na mesma rama um rapaz já se apresenta como OGÃ AXOGUM de jurema, diz ele ter sido confirmado pelo mestre juremeiro e pronto nos rituais de jurema, SERA?!! por favor me corrijam se eu estiver errado, mais eu nunca ouvi falar em toda historia desse pais (se lula me permite) que em alguma aldeia indígena tivesse tal cargo.
Isso sem falar em certos pais de santos que na sua cidade costumam toma cachaça com tripa de tira gosto e quando chegam nos terreiros do interior exigem que em sua mesa conste de wisk,vodka etc, só para se acharem o tal.
Minha gente! que isso? vamos respeitar a Jurema!
FRANCISCO FILHO/MESTRE DIEGO FERREIRA
Ogã recebi Espíritos?
Hoje venho falar com vocês sobre um assunto muito polemico, aqui em serra talhada existe um caso que um Ogã de Umbanda que passou a vida como Ogã e hoje vai tomba na jurema como rodante, isso pode acontecer?
tenho a minha opinião:
Pelos ensinamentos que o Mestre Salú (90 anos) nus ensinou quer:
não existe possibilidade de um Combone( Ogã de jurema ) roda com entidades Juremadas, porque quando um Ogã é confirmado, isso tira todas as possibilidades de incorporação eo que mim deixa mais revoltado é que os que se dizem Juremeiros estão engolindo esse sapo calados
peço por gentileza que deixe suas opiniões em comentários.
Francisco Filho