domingo, 2 de outubro de 2011
o que é MATRUQUEIRO?
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Jupi-Pe terá uma filial do Aldeia do Ubirajara
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Convite Aldeia do Ubirajara
Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi)
O projeto teve votos contrários da bancada evangélica. Alguns deputados afirmaram que “a proposta do Átila Nunes fará com que pastores sejam impedidos de externarem suas opiniões sobre práticas demoníacas, porque poderão ser enquadrados pela nova delegacia”. O projeto que data de 2008 só se tornou lei agora, porque os deputados evangélicos tentaram de todas as formas criar obstáculos para a tramitação do projeto. Para eles, “é um cerceamento da liberdade de se poder criticar a macumbaria e outras formas de manifestações ditas religiosas”, numa clara crítica aos cultos afro-brasileiros.
A nova delegacia estará dedicada a registrar, investigar e adotar todos os procedimentos policiais aplicáveis nos casos de racismo e intolerância religiosa nos quais ocorra violência ou discriminação da vítima. Também oferecerá aos cidadãos um telefone gratuito para receber denúncias de agressões ou atos discriminatórios
“O Rio de Janeiro, apesar de ser tão liberal, é o estado que mais registra casos de discriminação e preconceito racial, religioso e por condição socioeconômica ou procedência nacional”, afirmou o deputado Átila Nunes, autor da proposta vitoriosa. Segundo o deputado, denúncias de racismo são registradas a cada 15 dias nas delegacias do Rio de Janeiro. Átila Nunes, afirmou que a frequência com que esses crimes ocorrem no estado justificam a criação de uma delegacia especializada. Ele citou ainda os casos de ofensas a obesos.
Átila disse que a idéia partiu de seu filho, Átila Nunes Neto, que chamou atenção para a necessidade do Rio de Janeiro ter uma delegacia especializada para crimes contra intolerância, em razão da quantidade de casos registrados, que incluem até depredações de centros umbandistas.
Caberá à delegacia registrar, investigar, abrir inquérito e adotar os demais procedimentos policiais nos casos que envolvam violência ou discriminação. De acordo com a proposta, a delegacia deverá disponibilizar atendimento telefônico gratuito para receber denúncias
ÍNTEGRA DO PROJETO DE LEI Nº 1609/2008 QUE CRIA A DELEGACIA DE CRIMES RACIAIS E DELITOS DE INTOLERANCIA – DECRADI
Autor: Deputado Átila Nunes;
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:
Art. 1º – Fica criada a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância – DECRADI, com a finalidade de combater todos os crimes praticados contra pessoas, entidades ou patrimônios públicos ou privados, cuja motivação seja o preconceito ou a intolerância.
Art. 2º – Compete à DECRADI, registrar, investigar, abrir inquérito e adotar os demais procedimentos policiais necessários, nos casos que envolvam violência ou discriminação contra as pessoas, objetivando a efetiva aplicação da Legislação em vigor e assegurar os direitos de todos os cidadãos, independente de cor, raça ou credo religioso.
Art. 3º – A DECRADI disponibilizará uma linha telefônica 0800 com o objetivo de receber denúncias e informações sobre discriminação ou desrespeito à cidadania ou qualquer outro tipo de agressão.
Art. 4º – As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por conta do Orçamento do Estado, que fica autorizado a abrir crédito suplementar.
Art. 5º – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 10 de Junho de 2008.
DEPUTADO ÁTILA NUNES
JUSTIFICATIVA
A luz dos últimos acontecimentos amplamente divulgados na mídia falada, escrita e televisionada, que demonstram ser grande o preconceito e a intolerância, seja racial, religiosa ou de cor, com fatos, onde a violência e o desrespeito contra as pessoas tem sido a causa principal de atos de vandalismo, agressões físicas e verbais.
Toda imprensa noticiou recentemente a perseguição religiosa sofrida pelos umbandistas, sendo expulsos das comunidades por membros do tráfico de drogas ou templos umbandistas sendo invadidos e depredados por seguidores de outras religiões.
Faz-se necessário criar uma delegacia especializada para o atendimento desses casos, tendo em vista o aumento contínuo das ocorrências de crimes, cada vez mais violentos e graves, que merecem todo o amparo por parte do Poder Público, para cumprir o que determina os incisos VI e VIII do art. 5º Constituição Federal, garantindo-se assim o direito a liberdade, a vida e a segurança.
Essa foi uma postagem do irmão Blog Tenda Umbandista Caboclo Jundiara
Festas de Exús em Serra Talhada, Floresta e Calumbi
domingo, 21 de agosto de 2011
Hoje tem Gira no Toca de Oxossi
sábado, 20 de agosto de 2011
Hoje tem gira no terreiro de Mãe Norma
Hoje tem gira de Exú no Terreiro de Mãe Creuza
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Serra Talhada Terá Primeira Passeata dos Terreiros de Jurema e Candomble
Contato dos Organizadores da Passeata
0xx87 99312225
Confirmado! MORRE AOS 78 ANOS MÃE LEIDE DE YEMONJA SABÁ
Festa de Exú no Terreiro de Mãe Norma
???
O Terreiro de Mâe Hilda reabre as portas
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
sábado, 13 de agosto de 2011
Informando aos Juremeiros pela Mãe Joana Juremeira
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJzH-slr7Y1SvTgQXIFKy_BFeXWH4xyhprGErlsTXHQZtBmk11Bj2nDEok9S8GKUzfwgrp92-KKB9OTpxnj5NbxYj-cG1EjY0j-8efChDKnMCUCs8Ii8w37zdZQ62399R9FsW-_8C5FdxP/s400/topoblog.jpg)
O encontro foi muito bem organizado, contou com a presença de pessoas ilustres dentro do Candomble de varias nações, a exemplo da Makota Valdina/ Ba, Mae Nice de Oyá da Casa Branca, Yá Vera Baroni, a quem a todas peço abençao, entre outras personalidades do mundo político na esfera federal , estadual e municipal.
Porem o que me faz escrever essa nota é que devido a fala da senhora Aurenice, convidada a mesa como sendo grande juremeira, ela demonstrou uma falta de conhecimento no assunto, e se perdeu totalmente quando falou que na Jurema não usa ilú, elú, na jurema o nome do instrumento de percussão é tambor, tanto que a pessoa q o toca é chamado de tambozeiro, então claro q usamos sim, não se concebe uma festa ou jurema batida sem o som mágico do tambor; que não usamos tosso e que a fumaça deve girar em nossa cabeça...isso vai de encontro a todos os ensinamentos de todos os tempos de jurema, pois sempre somos orientados a cobrir a cabeça por conta da fumaça na cabeça, ...menina cubra a cabeça. Etc, etc
E porque nos juremeiras da Paraiba não nos pronunciamos contra essa fala, porque na jurema nós aprendemos que devemos respeitar os mais velhos, e que em terra alheia se pisa no chão devagar...Então na fala da senhora Aurenice quando nos preparávamos para rebater, a makota Valdina se levanta e aplaude, então as pessoas acompanharam, eu particularmente entendi o recado assim: Não vamos provocar tumulto, nem polemica ...
Eu assim com tantas outras pessoas inclusive do Quilombo Cultural Malunguinho estávamos prontos para um debate, mas nos contivemos em respeito.
Assim sendo sugiro que seja feito fóruns, seminários, conferencias, encontros com juremeiros, mas juremeiros de raiz comprovada, e se convide a senhora Aurenice para participar e quem sabe ela aprenda algo conosco, pois segundo pesquisa feita por Sandro de Jucá e outras pessoas do Quilombo Cultural Malunguinho na casa onde a senhora Aurenice diz ser consagrada, eis a parte da matéria:
“SANDRO -Hoje estivemos no ilê de Airá igbonâ rua itajaí n465 bairro da imbiribeira,casa de nosso saudoso Juremeiro e babalourixá Antonio do Monte em uma entrevista com seus filhos saguíneos Antonio do Monte Junior(ojé) comfirmado em itaparica,Carlos Daniel Bomgartiner sacerdote (Oxalá) e sra Tâmara Donís do Monte yálourixá(oxum) e a sra Carmelita Maria da Silva yákekerê da casa há 52 anos,Na dinâmica da entrevista podemos constatar que ás palavras proferidas no Encontro das Mulheres de terreiro pela sra Aurenice NÃO SÃO VERDADEIRAS, quando diz que foi feita na Jurema por seu Antonio do Monte, Inclusive está desautorizada pelos seus filhos em usar o nome desse baluarte da jurema em eventos publicos,Trazemos á tona essa questão para que não paire dúvidas sobre á competência comprovada desse que hoje é um esá Baba obá arinâmodê, e nunca em tempo algum ensinou a seus discípulos nada de que a citada senhora falou publicamente "
Vamos usar nosso conhecimento, ciência e sabedoria para mostrar ao mundo que a jurema é uma religião de raiz, tradição e ciência. Que em cada cidade se faça fórum de jurema, e depois que seja feito um encontro nacional de jurema onde mostraremos nosso potencial e conhecimento, precisamos evitar que fatos dessa natureza aconteça novamente.
Agenda de Giras de Exus
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
MORRE AOS 67 ANOS A JUREMEIRA MARIA DE BATATA
sábado, 14 de maio de 2011
Agora Sim! União Nordestina de Juremeiros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKOOQkot0mo1s_1gMl3ucvA4xpkIi5cK4HdGuZyD4KQkI9MGdVu6tmOgpvlqGqCZQQexwUnLoGnJ3jf-Vked0s4z03-w0NuhDZZ7iYh15svCbQJmvx7HxQoYJyDGFZ2ikVYTqHKMyy7ulr/s400/uniao.jpg)
Voçê que é praticante do catimbó Jurema no Nordeste, nao deixe de se filiar na UNJ.
A UNJ tem por finalidade lutar contra a pratica de intolerancia religiosa sofrida pelos praticantes dos cultos afro-indiginas aqui no Nordeste, e lutar pela melhoria da qualidade de vida dos seus associados.
Fone para contato
087 9931225 TIM
087 81114663 VIVO
087 91694292 CLARO
13 de maio dia da liberdade
![](http://1.bp.blogspot.com/-tlv_K0r2IJg/Tc6VBzwReEI/AAAAAAAAAEE/Y_Qtpi_k_2w/s400/pretos-velhos.jpg)
HOMENAGEM AOS PRETOS VELHOS
Pretos, pretas povo velho como se trata!São almas, espíritos antepassados que se lembram de acudir os novos filhos,netos,o povo novo que por aqui ainda segue no caminho do aprender.He!E será que ainda conseguimos aprender tanto?Como eles aprenderão, não sei se isso seria possível, pois o maior aprendizado foi o que eles tiveram; humanidade na eternidade em todo o sentido do bem e do que e bom, para mim e o símbolo real da parte mais positiva do ser humano... Flor do mandacaru, rosa de alva pureza no rochedo da vida. Falar de pretos velhos e relembrar não só o passado, mas a semente do nosso presente a origem do nosso futuro e saber que apesar de tudo ainda nos resta à esperança. Sabedoria, amor, compreensão e humildade esse e o legado de nossos mais que queridos pretos velhos “salve lofa” como dizia uma velha mãe de santo dos meus tempos de menino.
terça-feira, 19 de abril de 2011
VEM AI! 1° MArCHA PELA VIDA E LIBERDADE RELIGIOSA EM SERRA TALHADA
19 de Abril, dia do Indio
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-A3-eUiOa5K2rJfyFMak33OvWmkBOwlTVjEVhAGKD0ZdiL1A18YkXcsZNIC6jwyh_cQd6q8C392F0XJQKzPZ0lQhvP4QcFKDlCF-ZUdD-oUYrmC0nhbJLkY39lDzo6JbOkLRkgom2J-Ew/s400/indio-.jpg)
Venho aqui parabenizar todos os Indios do nosso brasil, pois nós Juremeiros herdamos o ritual do nosso irmãos indios,
Os índios são indivíduos sociais, isto é, vivem em sociedade, que se alicerça num código de conduta que sabem respeitar. Tinham suas leis, seus costumes, suas histórias e tradições. Embora não conhecem a escrita, possuíam um vasto vocabulário, que era transmitido oralmente de geração a geração. Gostam de danças e sempre cultuaram a música. Os Tupi-Guaranis constituíam a família lingüística mais importante de nossa terra. Várias outras tribos tiveram papel relevante em nossa história, tais como os Tibiriças, Araribóia, Filipe Camarão (Poti) e outros. No Brasil temos a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), órgão estatal criado em 1967, pela lei 5.371, para substituir o Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Funciona em Brasília, Distrito Federal. Entre seus objetivos está o estabelecimento da política indigenista, administração do patrimônio indígena e proteção das populações indígenas e suas terras.
A FUNAI postula a demarcação das terras para que os índios se auto sustentem e mantenham íntegra sua cultura. A entidade está procurando adequar-se às diretrizes constitucionais para concluir o processo de regularização das terras e atender às necessidades das diferentes tribos.
HISTÓRICO
Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estimava-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.
Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes.
Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada, atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil.
Contando os que vivem em centros urbanos, a população indígena ultrapassa os 300.000. No total, quase 12% do território nacional pertence aos índios.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 180. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas..
Hoje em dia, o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%.
Em melhores condições de vida, alguns índios recuperaram a sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com anzol.
Muitos já voltaram para a mata fechada, com uma grande quantidade de crianças indígenas. "O fenômeno é semelhante ao 'baby boom' do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo-se mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos em População da Universidade de Campinas.
Com terras garantidas e população crescente, pode parecer que a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maior desafio da atualidade é manter viva sua riqueza cultural.
Organização e Sobrevivência do Grupo
Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a essas atividades.
A terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu próprio sustento. Existe uma divisão de tarefa por idade e por sexo: em geral, cabe à mulher o cuidado com a casa, as crianças e a roça; o homem é responsável pela defesa, pela caça (que pode ser individual ou coletiva) e pela colheita de alimentos na floresta.
Os mais velhos - homens e mulheres - adquirem grande respeito por parte de todos. A experiência conseguida por muitos anos de vida os transforma em símbolos de tradições da tribo. O pajé é uma espécie de curandeiro e conselheiro espiritual.
O Chefe da Tribo
Os índios vivem em aldeias e, muitas vezes, são comandados por chefes, que são chamados de cacique, tuxánas ou morubixabas.
A transmissão da chefia pode ser hereditária (de pai para filho) ou não. Os chefes devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, devem manter a tradição, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias ou com os civilizados.
Muitas vezes ele é assessorado por um conselho de homens que o auxiliam em suas decisões.
Alimento - Pesca
Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis.
Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos índios no Brasil pratica agricultura.
Cultura Indígena
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.
Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por lingüistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.
Ritos e Mitos
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Tais ritos se ligam à gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras fases da vida. Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo); a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.
Arte
A arte se mistura à vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite.
A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário.
Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena. Alguns índios realizam trabalhos em madeira.
A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos.
Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Oração de São Sebastião
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiu37vWolUOziPv4RuVXiWdB9mgWCp8PFmTs9zosNgVkxDkeOHXLF1JpCYAfM0B3sJhArE-Rgk8RxsYqDy-EvMC2JRdD8vk5v3G-geGnsC15YjAflp61i45FB8zPiJfJtAqdVlga99A5IE/s320/sao+sebastiao.jpg)
Glorioso mártir São Sebastião,
soldado de Cristo
e exemplo de cristão,
hoje vimos pedir
a vossa intercessão
junto ao trono do Senhor Jesus,
nosso Salvador,
por Quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé
e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós
para que sejamos
testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza
nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós,
para que aumente
a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade
para com os irmãos,
pedi a Jesus para que aumente
o nosso amor para com todos.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião,
protegei-nos contra a peste,
a fome e a guerra;
defendei as nossas plantações
e os nossos rebanhos,
que são dons de Deus para o nosso bem
e para o bem de todos.
E defendei-nos do pecado,
que é o maior
de todos os males.
Assim seja.
Intolerancia Religiosa!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5cgGYZXTdMzjHpYxy0prF4qREPYiABWJ2qddmKLjgx0udxQAZ9A6cdzVQNmR3ep7fJVDg8pbrokAIpp2_meTRG8ORVb8fGVzKNI_vBQmWo_tXjZImsr-MDgChRxzJRVj-8pQlZEMTtnn1/s400/toleranciareligiosa.jpg)
acho q sim! a Justiça deste Brasil é falha e hipoclita, se force um dono de terreiro de uma periferia ou cohab de uma cidadezinha no interior deste pais, que escreveste um livro metendo o pau na Igreja universal e nao tivesse condições para contratar um bom advogado, digo de certeza que ele ainda de ser preso e o seu livro tirado das bancas, levava uma camada de pau no pé do ouvido e tinha seu nome passando 24 horas nas TVs como uma pessoas que não respeita as religiões, eu ainda fico vendo que tem menbros da religioes afro-brasileiraS que assiste a Rede Record!
Eu Tenho Nojo da Justiça deste Pais!, Cadê a Lei da Liberdade Religiosa?
Se esse livro nao for discriminação religiosa, então o que será ?
MESTRE DIEGO FERREIRA
LÍVIA ANDRADE DIZ QUE É DA MACUMBA!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8Ge3NmWEF4lU4y9fWxF39jkPH3sGtVUS9w0Co39-a5hVGO49w1Z-MkMdWYQjRnIXvblxeSllWwnGmVfnnJgFTzqFK2pzVIoyFU0X2evfMNh9ira4TJfVg6QZaaKZUYzIxFg5VyM-9nAYt/s400/livia+andrade.jpg)
Livia Andrade disse no Programa Silvio Santos que é da macumba e que tem uma casa de vendas de artigos religiosos de Umbanda e Camdonblé, será que é mesmo? se for... tomará que nao diga que é da macumba porque macumba é uma dança e não uma religião, ela tem que ser especifica nesse assunto, ou é da Umbanda, Jurema, Camdonblé ou não é.
domingo, 17 de abril de 2011
sábado, 16 de abril de 2011
Desculpas
sábado, 9 de abril de 2011
Vizitando o Terreiro de Mâe Toinha
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJ6GpwhQKY2YyuiDIhKQzGTcjIL36dXmDeqoSVlXL13eTDe9vadtGjbD5ju4C6RTfSw6L2ZHXw0CUHoUpb4G9tfKYlNOhXwrQi7DVDlVLLA7SeLhaFrk44FrTySZ-gbekpMGUxVz4yKLW4/s400/OgAAANKhIkSaam1PWfNb8HiKadyls_YzWyrnXc3U5qjT9XWGqL1wt4Sd4Q-l7JNG9HFipgnW9FR0pHqb8rYyjQALY2IAm1T1UD-7elaEJgtq-8BGQiA5FPPCjTVC.jpg)
Hoje irei junto com alguns irmãos e afilhado de jurema, vizita o terreiro de mãe Toinha em Floresta-PE, a van vai sair da minha casa as 4 da tarde, chegaremos aproximadamente as 6 da tarde de mesmo dia, o toré terá inicio as 19 horas da noite, depois postarei videos e fotografias do toré.
Mestre Diego Ferreira
quinta-feira, 7 de abril de 2011
JUREMEIROS E BAMBAS
Quanto mais eu vivo mais aprendo, no tempo em que a jurema era cultuada nas matas
Já vi fazer obrigação,”digamos assim”,de um,dois e dependendo do que se ia fazer ate três no maximo, isso nas matas com tudo o que a natureza despõem, quanto mais num terreiro com as limitações de culto, mas tive noticias e ate fui convidado para “UM BARCO” de oito em um tombo de jurema, isso mesmo! barco de jurema, se isso existe eu nunca vi, Agora já pensou se a moda pega?, fico pensando no que será que vão inventar, isso que na mesma rama um rapaz já se apresenta como OGÃ AXOGUM de jurema, diz ele ter sido confirmado pelo mestre juremeiro e pronto nos rituais de jurema, SERA?!! por favor me corrijam se eu estiver errado, mais eu nunca ouvi falar em toda historia desse pais (se lula me permite) que em alguma aldeia indígena tivesse tal cargo.
Isso sem falar em certos pais de santos que na sua cidade costumam toma cachaça com tripa de tira gosto e quando chegam nos terreiros do interior exigem que em sua mesa conste de wisk,vodka etc, só para se acharem o tal.
Minha gente! que isso? vamos respeitar a Jurema!
FRANCISCO FILHO/MESTRE DIEGO FERREIRA
Ogã recebi Espíritos?
Hoje venho falar com vocês sobre um assunto muito polemico, aqui em serra talhada existe um caso que um Ogã de Umbanda que passou a vida como Ogã e hoje vai tomba na jurema como rodante, isso pode acontecer?
tenho a minha opinião:
Pelos ensinamentos que o Mestre Salú (90 anos) nus ensinou quer:
não existe possibilidade de um Combone( Ogã de jurema ) roda com entidades Juremadas, porque quando um Ogã é confirmado, isso tira todas as possibilidades de incorporação eo que mim deixa mais revoltado é que os que se dizem Juremeiros estão engolindo esse sapo calados
peço por gentileza que deixe suas opiniões em comentários.
Francisco Filho
MÃE DEIUSA PASSA MAL E É LEVADA AS PRESSAS AO HOSPITAL
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Homenagem á Pai Nagô
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzL28PRsqOdgKdfYKVU8OUo813haEQi3M1OLCDxHLAsdj1WG5BzlMZBWW0dW1cjaI4rwTSosUhNgdYkwHW90zvyHHuNXQylEPjJF2b00vcSRYuTdKh2_EZISVXC7BIPhMp6K7w7JqwOfYJ/s400/nago.jpg)
FRANCISCO PHILHO É JUREMEIRO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqmAjmSwoJ6bVKELIGBaM2UJRDM_VYA-1mMcLqc8LK9b8CbRDqpUQzUSMqCC3Mn1K_u5Ak095PQ1um2JP6seuZa1BjFdk8AzwTXpcTmMFt6wm3bydaIRZqqZjfTsywgojw1Vrsuf8kNp4d/s400/fran.jpg)
Sabado tem Toré em Floresta Pernambuco
Jornal da Igreja Universal é multado por acusar Xuxa de satanismo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoNwMvnoTSxnQyiV4Thy44uxFt_aMyro2oBBsMUD6nwZ1uioNzd4J4Jw-1j5dw0KNCMEHRKuCu9ODadXiRSA8yLMKXBOrfRNlrvMstWFAuLRLpDHFJCmkZhwW4IWXnzPsWY28DRXNaSB77/s400/Xuxa-apresentadora-da-TV-Globo-size-598.jpg)