Sejam Bem Vindos Amigos!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Convite Aldeia do Ubirajara

Venho convidar todos os praticantes/simpatizantes da Jurema Sagrada, para participar do nosso Toré de caboclos do nosso Terreiro, no dia 24 de Setembro do ano corrente.

Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi)

O Rio de Janeiro criará uma delegacia especializada em investigação de atos violentos e discriminatórios por racismo, intolerância religiosa e demais manifestações de preconceito. A criação da delegacia especializada foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio, que recuperou um projeto de lei de 2008 que tinha sido vetado. Os deputados derrubaram o veto, transformando em lei o projeto de autoria do deputado Átila Nunes.
O projeto teve votos contrários da bancada evangélica. Alguns deputados afirmaram que “a proposta do Átila Nunes fará com que pastores sejam impedidos de externarem suas opiniões sobre práticas demoníacas, porque poderão ser enquadrados pela nova delegacia”. O projeto que data de 2008 só se tornou lei agora, porque os deputados evangélicos tentaram de todas as formas criar obstáculos para a tramitação do projeto. Para eles, “é um cerceamento da liberdade de se poder criticar a macumbaria e outras formas de manifestações ditas religiosas”, numa clara crítica aos cultos afro-brasileiros.
A nova delegacia estará dedicada a registrar, investigar e adotar todos os procedimentos policiais aplicáveis nos casos de racismo e intolerância religiosa nos quais ocorra violência ou discriminação da vítima. Também oferecerá aos cidadãos um telefone gratuito para receber denúncias de agressões ou atos discriminatórios
“O Rio de Janeiro, apesar de ser tão liberal, é o estado que mais registra casos de discriminação e preconceito racial, religioso e por condição socioeconômica ou procedência nacional”, afirmou o deputado Átila Nunes, autor da proposta vitoriosa. Segundo o deputado, denúncias de racismo são registradas a cada 15 dias nas delegacias do Rio de Janeiro. Átila Nunes, afirmou que a frequência com que esses crimes ocorrem no estado justificam a criação de uma delegacia especializada.  Ele citou ainda os casos de ofensas a obesos.
Átila disse que a idéia partiu de seu filho, Átila Nunes Neto, que chamou atenção para a necessidade do Rio de Janeiro ter uma delegacia especializada para crimes contra intolerância, em razão da quantidade de casos registrados, que incluem até depredações de centros umbandistas.
Caberá à delegacia registrar, investigar, abrir inquérito e adotar os demais procedimentos policiais nos casos que envolvam violência ou discriminação. De acordo com a proposta, a delegacia deverá disponibilizar atendimento telefônico gratuito para receber denúncias
ÍNTEGRA DO PROJETO DE LEI Nº 1609/2008 QUE CRIA A DELEGACIA DE CRIMES RACIAIS E DELITOS DE INTOLERANCIA – DECRADI
Autor:  Deputado Átila Nunes;
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLVE:
Art. 1º – Fica criada a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância – DECRADI, com a finalidade de combater todos os crimes praticados contra pessoas, entidades ou patrimônios públicos ou privados, cuja motivação seja o preconceito ou a intolerância.
Art. 2º – Compete à DECRADI, registrar, investigar, abrir inquérito e adotar os demais procedimentos policiais necessários, nos casos que envolvam violência ou discriminação contra as pessoas, objetivando a efetiva aplicação da Legislação em vigor e assegurar os direitos de todos os cidadãos, independente de cor, raça ou credo religioso.
Art. 3º – A DECRADI disponibilizará uma linha telefônica 0800 com o objetivo de receber denúncias e informações sobre discriminação ou desrespeito à cidadania ou qualquer outro tipo de agressão.
Art. 4º – As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por conta do Orçamento do Estado, que fica autorizado a abrir crédito suplementar.
Art. 5º – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 10 de Junho de 2008.
DEPUTADO ÁTILA NUNES
JUSTIFICATIVA
A luz dos últimos acontecimentos amplamente divulgados na mídia falada, escrita e televisionada, que demonstram ser grande o preconceito e a intolerância, seja racial, religiosa ou de cor, com fatos, onde a violência e o desrespeito contra as pessoas tem sido a causa principal de atos de vandalismo, agressões físicas e verbais.
Toda imprensa noticiou recentemente a perseguição religiosa sofrida pelos umbandistas, sendo expulsos das comunidades por membros do tráfico de drogas ou templos umbandistas sendo invadidos e depredados por seguidores de outras religiões.
Faz-se necessário criar uma delegacia especializada para o atendimento desses casos, tendo em vista o aumento contínuo das ocorrências de crimes, cada vez mais violentos e graves, que merecem todo o amparo por parte do Poder Público, para cumprir o que determina os incisos VI e VIII do art. 5º Constituição Federal, garantindo-se assim o direito a liberdade, a vida e a segurança.

Essa foi uma postagem do irmão Blog Tenda Umbandista Caboclo Jundiara

Festas de Exús em Serra Talhada, Floresta e Calumbi

No proximo sabado 27/08 acontecerá a Festa de Exú 2011 no Terreiros de Pai Gonzaga em Calumbi e no de Mãe Norma em Serra Talhada com inicio as 17:00hs, tambem no de Mãe Toinha Severo em Floresta-PE aparti das 19:00hs.
Já a Festa de Exú do Terreiro de Mãe Neta acontecerá no Domingo 28/08 aparti das 15:00hs.

domingo, 21 de agosto de 2011

Hoje tem Gira no Toca de Oxossi

Hoje vai ter gira no terreiro toca de Oxossi que fica localizado no bairro Mutirão, Serra Talhada-PE sob a direção da Mãe Neta e terá inicio as 15:00hs.

sábado, 20 de agosto de 2011

Hoje tem gira no terreiro de Mãe Norma

Na noite de ontem, estive na casa da Mãe Norma de Ogum e ela mim comunicou  que hoje 20/08 terá gira normal no seu terreiro, que o mesmo fica localizado no bairro Tancredo Neves ( Antiga Cohab ) Serra Talhada-PE.

Hoje tem gira de Exú no Terreiro de Mãe Creuza

Hoje tem gira de exú e pomba gira no terreiro de Mãe Creuza, a gira vai se realizada na vila lampião, bairro COHAB, Serra Talhada-Pe e terá inicio as 18:00hs.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Serra Talhada Terá Primeira Passeata dos Terreiros de Jurema e Candomble

Esta confirmado!  Serra Talhada-PE terá a primeira passeata contra a intolerancia religiosa, esta previsto para a 3° segunda-feira de novembro, hoje Serra Talhada tem Cerca de 400 adeptos das Religioes afro-nordestina e contará tambem com a vinda de praticantes e sinpatizantes vindo da capital pernambucana e cidades vizinhas.


Contato dos Organizadores da Passeata
0xx87 99312225

Confirmado! MORRE AOS 78 ANOS MÃE LEIDE DE YEMONJA SABÁ

Morreu hoje as 13:00hs em sua residencia, vitima de um AVC (popular derrame) Maria Cileide da Conceição, conhecida por Mãe Leide de Yemonja, seu sepultamento será amanha 20/08 as 16:00hs no cemiterio da zona rural de Ouricuri-PE.

Festa de Exú no Terreiro de Mãe Norma


No proximo dia 27/08 será realizado a Festa anual de Exú no Terreiro do Caboclo Pena Branca no Bairro da Cohab, Serra Talhada-PE sob direção de Mãe Norma.

???

Recebi uma ligação nesse momento de um filho de santo do Ylê Axé Yemonja Sabá, mim informando do falecimento da Mãe Leide de Yemonja, estou entrando em contato com amigos da Cidade de Ouricuri-PE para verifica a veracidade dessa informação.

O Terreiro de Mâe Hilda reabre as portas


O terreiro Ilê Axé Jitolú, no Curuzu, foi reaberto no dia 07/08/2011 após quase dois anos fechado desde a morte da ialorixá Mãe Hilda. Durante a cerimônia, a nova ialorixá Hildelice Benta, filha de Mãe Hilda, tomou posse. A festa foi aberta ao público, foi em louvor a Oxalá, orixá de Mãe Hildelice.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dá para manter fiéis tão... infiéis? Segundo o IBGE, a umbanda perdeu um Maracanã de adeptos na década de 1990: eram 542 mil em 1991 e 432 mil em 2000. Mas os dados são contestados. "Até hoje o catolicismo é uma máscara usada nas religiões afro-brasileiras, máscara que evidentemente as esconde também dos recenseamentos", afirma o sociólogo Reginaldo Prandi em seu livro "Segredos Guardados - Orixás na Alma Brasileira". Além disso, a década foi o auge da perseguição dos neopentecostais à umbanda.

sábado, 13 de agosto de 2011

Informando aos Juremeiros pela Mãe Joana Juremeira


Devido aos acontecimentos do 5º Encontro Pernambucano de Mulheres de Terreiros em Recife, sinto-me na obrigação de fazer alguns esclarecimentos...
O encontro foi muito bem organizado, contou com a presença de pessoas ilustres dentro do Candomble de varias nações, a exemplo da Makota Valdina/ Ba, Mae Nice de Oyá da Casa Branca, Yá Vera Baroni, a quem a todas peço abençao, entre outras personalidades do mundo político na esfera federal , estadual e municipal.
Porem o que me faz escrever essa nota é que devido a fala da senhora Aurenice, convidada a mesa como sendo grande juremeira, ela demonstrou uma falta de conhecimento no assunto, e se perdeu totalmente quando falou que na Jurema não usa ilú, elú, na jurema o nome do instrumento de percussão é tambor, tanto que a pessoa q o toca é chamado de tambozeiro, então claro q usamos sim, não se concebe uma festa ou jurema batida sem o som mágico do tambor; que não usamos tosso e que a fumaça deve girar em nossa cabeça...isso vai de encontro a todos os ensinamentos de todos os tempos de jurema, pois sempre somos orientados a cobrir a cabeça por conta da fumaça na cabeça, ...menina cubra a cabeça. Etc, etc
E porque nos juremeiras da Paraiba não nos pronunciamos contra essa fala, porque na jurema nós aprendemos que devemos respeitar os mais velhos, e que em terra alheia se pisa no chão devagar...Então na fala da senhora Aurenice quando nos preparávamos para rebater, a makota Valdina se levanta e aplaude, então as pessoas acompanharam, eu particularmente entendi o recado assim: Não vamos provocar tumulto, nem polemica ...
Eu assim com tantas outras pessoas inclusive do Quilombo Cultural Malunguinho estávamos prontos para um debate, mas nos contivemos em respeito.
Assim sendo sugiro que seja feito fóruns, seminários, conferencias, encontros com juremeiros, mas juremeiros de raiz comprovada, e se convide a senhora Aurenice para participar e quem sabe ela aprenda algo conosco, pois segundo pesquisa feita por Sandro de Jucá e outras pessoas do Quilombo Cultural Malunguinho na casa onde a senhora Aurenice diz ser consagrada, eis a parte da matéria:
“SANDRO -Hoje estivemos no ilê de Airá igbonâ rua itajaí n465 bairro da imbiribeira,casa de nosso saudoso Juremeiro e babalourixá Antonio do Monte em uma entrevista com seus filhos saguíneos Antonio do Monte Junior(ojé) comfirmado em itaparica,Carlos Daniel Bomgartiner sacerdote (Oxalá) e sra Tâmara Donís do Monte yálourixá(oxum) e a sra Carmelita Maria da Silva yákekerê da casa há 52 anos,Na dinâmica da entrevista podemos constatar que ás palavras proferidas no Encontro das Mulheres de terreiro pela sra Aurenice NÃO SÃO VERDADEIRAS, quando diz que foi feita na Jurema por seu Antonio do Monte, Inclusive está desautorizada pelos seus filhos em usar o nome desse baluarte da jurema em eventos publicos,Trazemos á tona essa questão para que não paire dúvidas sobre á competência comprovada desse que hoje é um esá Baba obá arinâmodê, e nunca em tempo algum ensinou a seus discípulos nada de que a citada senhora falou publicamente "

Vamos usar nosso conhecimento, ciência e sabedoria para mostrar ao mundo que a jurema é uma religião de raiz, tradição e ciência. Que em cada cidade se faça fórum de jurema, e depois que seja feito um encontro nacional de jurema onde mostraremos nosso potencial e conhecimento, precisamos evitar que fatos dessa natureza aconteça novamente.

Agenda de Giras de Exus


13/08 Terreiro do Pai Cicero em São Bento do Una-PE
20/08 Terreiro de Jurema Nações de Ouros na Cidade de Jupi-PE
27/08 Terreiro de Jurema Caboclo Pena Branca Serra Talhada-PE
27/08 Toca de Oxossi Serra Talhada-PE
27/08 Terreiro de Mãe Toinha Floresta -PE

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

MORRE AOS 67 ANOS A JUREMEIRA MARIA DE BATATA


Maria José de Sales Mendes, a popular Maria de batata morreu as 17:40 no dia 31 de Julho em sua Residencia.
Maria foi uma juremeira de grande fé e amor pela jurema, ela era umas das mais antigas das juremeiras de Serra talhada.
Fica aqui o meus sentimentos a essa pessoa maravilhosa.